Palco do futebol mato-grossense, o projeto da Secel-MT vem consolidando o espaço em ponto turístico
Palco de grandes jogos e um dos principais patrimônios esportivos de Mato Grosso, a Arena Pantanal vem se consolidando também como ponto turístico. Em apenas dois meses de funcionamento do projeto Visita Guiada, 366 pessoas já conheceram de perto os bastidores do estádio, em uma experiência gratuita promovida pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
As visitas acontecem às terças e quintas-feiras, com grupos de até 20 pessoas, nos horários das 9h e 15h. O agendamento pode ser feito pelo aplicativo MT Cidadão, pelo site da Secel, pelo WhatsApp (65) 98174-0046 ou pelo e-mail visitaguiada@secel.mt.gov.br.
Implantado oficialmente em novembro de 2025, após testes realizados em outubro com estudantes, o projeto reforça a Arena Pantanal como um dos novos cartões-postais de Cuiabá. Segundo a mediadora e coordenadora do projeto, Adriana Rossi, o público varia conforme o período do ano. “Durante o período escolar, a maioria dos visitantes são crianças do ensino fundamental ao médio. Já nas férias, a Arena é muito procurada por turistas”, explica.
O roteiro passa por espaços emblemáticos do estádio. Um dos destaques é a Tribuna de Honra, adesivada com imagens de personalidades que já estiveram na Arena. Durante o percurso, os mediadores apresentam curiosidades e histórias do local.
Outro ponto que chama a atenção é o vestiário do Cuiabá Esporte Clube. “Nem sempre conseguimos receber visitas em dias de jogo, por causa da logística e dos horários”, ressalta Adriana. Ainda assim, o encantamento é geral. “Muita gente não tem noção do tamanho da Arena até estar lá dentro”, completa.
Na área destinada à imprensa, os visitantes vivem o clima de uma coletiva oficial: o espaço simula entrevistas, com direito a fotos e vídeos. Já no gramado, o momento é de emoção e muitas selfies.
A experiência termina em clima de descontração, com um painel interativo para treino de chute a gol. “Tem que acertar o espaço da rede no painel. Geralmente todo mundo entra na brincadeira”, conta a coordenadora.
Um dos grandes diferenciais da Visita Guiada da Arena Pantanal é a gratuidade. “Os turistas ficam impressionados. É um serviço de qualidade, enquanto outros estádios do país cobram pelo tour”, destaca Adriana. O passeio dura entre 50 e 70 minutos. Pessoas com deficiência (PcD) devem informar, no momento da inscrição, suas necessidades específicas para que o roteiro seja adaptado e garanta acessibilidade e inclusão.
Como chegar
O acesso ao túnel da Visita Guiada é feito pela avenida Agrícola Paes de Barros, no bairro Verdão. A entrada de veículos ocorre pelo Portão B, nas dependências da Escola Estadual Governador José Fragelli, atualmente localizada dentro do complexo da Arena Pantanal.