Conselho de Cultura abre inscrições para representantes da sociedade civil

· 1 min de leitura
Conselho de Cultura abre inscrições para representantes da sociedade civil
Eleições vão preencher nove vagas por região; dessas, oito são destinadas a representantes da sociedade civil com atuação cultural e uma para liderança comunitária | Foto: Divulgação/Secec-DF

Edital prevê escolha de conselheiros para o triênio 2026–2029 em dez regiões administrativas

O Conselho de Cultura do Distrito Federal (CCDF) abriu inscrições para a seleção de representantes da sociedade civil que vão compor os conselhos regionais de cultura (CRCs) em dez regiões administrativas do DF. A chamada pública, regulamentada pelo Edital nº 02/2025, prevê a formação dos conselhos para o triênio 2026-2029 e busca ampliar a participação direta da comunidade nas decisões sobre políticas culturais locais.

Ao todo, serão preenchidas nove vagas por região, sendo oito destinadas a representantes da sociedade civil com atuação na área cultural e uma para liderança comunitária. Entre as cadeiras, o edital assegura uma vaga específica para acessibilidade cultural, que pode ser ocupada por pessoa com deficiência ligada à arte e à cultura inclusiva ou por agente com experiência comprovada em políticas afirmativas. As regiões contempladas nesta etapa são Águas Claras, Arniqueira, Lago Sul, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Park Way, SIA, Sobradinho II, Taguatinga e Vicente Pires.

Como participar

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), entre o dia 19 deste mês e 2 de fevereiro. Para concorrer, é necessário comprovar, entre outros critérios, pelo menos três anos de atuação cultural na região administrativa escolhida, residência mínima de dois anos no DF e idade igual ou superior a 18 anos. Não podem participar do processo servidores da Secec-DF, das administrações regionais e ocupantes de cargos em gabinetes parlamentares.