Cuiabá-MT: prefeito Abilio Brunini faz balanço de 2025 e projeta 2026 de entregas à população

· 1 min de leitura
Cuiabá-MT: prefeito Abilio Brunini faz balanço de 2025 e projeta 2026 de entregas à população

Ao fechar o primeiro ano de sua gestão, o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), avaliou 2025 como um ano dedicado à reorganização administrativa e ao enfrentamento de desafios herdados da gestão anterior, comandada por Emanuel Pinheiro (PSD), e apontou 2026 como um período de concretização de obras e serviços para a população.

Em entrevista ao Veja Bem MT, Brunini repetiu a frase que marcou seu balanço: “2025 foi um ano de começar a colocar a casa em ordem, e 2026 é um ano para a gente começar a entregar algumas coisas para a população.” Ele citou como prioridade a conclusão do Parque das Águas, espaço de lazer tradicional na capital que está em fase final de recuperação, com parcerias em andamento para retomar as fontes e atrativos.

A agenda de infraestrutura também foi destaque no discurso do prefeito. Brunini admitiu que nem todos os bairros da cidade poderão receber pavimentação asfáltica de imediato, mas garantiu que parte deles será atendida ainda em 2026. Ele também antecipou que a gestão pretende realizar reformas em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e dar continuidade às obras que ficaram paralisadas nos últimos anos, desde que novos recursos sejam captados.

Outro compromisso levantado pelo chefe do Executivo foi a construção da Casa do Autista, definida por ele como uma obra prioritária dentro do cronograma para o próximo ano.

Durante 2025, Brunini também enfrentou desafios financeiros desde o início do mandato, incluindo a declaração de calamidade financeira municipal para organizar as contas públicas e equilibrar o orçamento diante de dificuldades herdadas.

Críticos da gestão, entretanto, apontam que algumas promessas de campanha, como medidas mais estruturantes em saúde, moradia e transporte — como o bilhete único — ainda não saíram do papel, apesar de ações pontuais e obras inauguradas, como o Centro Médico Infantil.

Com a perspectiva de um ano de entregas e maior visibilidade de obras em 2026, Brunini projeta que a cidade deixará a fase de ajustes internos para avançar em serviços visíveis à população cuiabana.