Ao término do curso, os agentes atuarão em ações ostensivas e auxiliará as demais forças na segurança pública
A Prefeitura de Sinop-MT, por meio da Secretaria de Segurança e Trânsito, iniciou ontem (02), à noite, o processo de formação dos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) em agentes armados. A ação garantirá aos guardas o poder de fogo e a atuação em conjunto com as demais forças de segurança nos trabalhos ostensivos. A aula inaugural, que dá o pontapé inicial ao curso, aconteceu no Plenário Deputado Jorge Abreu, da Câmara Municipal de Vereadores.
O prefeito Roberto Dorner acompanhou o evento e demonstrou contentamento ao tirar do papel uma ação aguardada há uma década, que é a formação da guarda em agentes armados. “Essa aula inaugural vem para aperfeiçoar o trabalho dos nossos guardas civis, para que tenham também poder de polícia. Há muitos anos já vem sendo falado nesse assunto e, quando assumimos a gestão, trabalhamos fortemente para que esse projeto se tornasse realidade. Esse curso vem para aperfeiçoar cada vez mais a segurança da nossa cidade e colocar os agentes fazendo o belo serviço que eles já fazem, na forma da lei”, disse.
Todos os 47 agentes de trânsito de Sinop, juntamente com mais 2 agentes de Lucas do Rio Verde, participarão do curso formativo, que contempla aulas teóricas e práticas, com tempo estimado de três meses de duração. A formação será ministrada pelo Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP), de Minas Gerais, única instituição do Brasil que realiza concurso e formação das Guardas. Somente em 2025, o IBGP realizou 120 concursos para GCM's.
De acordo com o secretário de Segurança e Trânsito, Wesney Sodré, a empresa contratada possui amplo respaldo para ministrar a formação. “É uma empresa que tem ampla experiência, já formou várias guardas municipais estados afora no Brasil e nós temos a convicção que contratamos uma das melhores empresas, para proporcionar a melhor formação aqui para nossos agentes”, assegurou.