Inscrições em residências da Escola de Saúde Pública de MT acabam neste domingo (1º)

· 1 min de leitura
Inscrições em residências da Escola de Saúde Pública de MT acabam neste domingo (1º)

As residências têm 28 vagas nas áreas de Oncologia, Saúde da Família, Atenção Psicossocial, Saúde Integral da Mulher e Enfermagem Obstétrica

A Escola de Saúde Pública (ESP-MT), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), encerra, neste domingo (1º.2), as inscrições para cinco programas de residência na área da saúde em Cáceres, Cuiabá, Sorriso e Várzea Grande.

O processo seletivo tem 28 vagas nos perfis profissionais de enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, odontologia, psicologia e serviço social.

São cursos de pós-graduação lato sensu, nas modalidades multiprofissional e uniprofissional, com bolsa no valor bruto de R$ 4.106,09. 

A residência poderá ser feita nas áreas de Oncologia, em Cáceres; Saúde da Família, em Cáceres e em Várzea Grande; Atenção Psicossocial, em Cuiabá; Saúde Integral da Mulher, em Cuiabá; e Enfermagem Obstétrica, em Sorriso.

Quem tiver interesse pode se inscrever, gratuitamente, até as 23h59 (no horário de Brasília) deste domingo, por meio do site da Secretaria.

Conforme a superintendente da Escola de Saúde Pública, Silvia Tomaz, as vagas contemplam áreas estratégicas e diferentes cidades, aproximando a formação da realidade dos serviços de saúde.

“As residências contribuem diretamente para a melhoria da assistência e para a qualificação dos serviços de saúde no Estado, pois são um espaço de aprendizado intenso, com muita prática e troca de experiências”, afirmou.

Os cursos terão duração de 24 meses, sendo a carga horária total de 5.760 horas, distribuídas em 60 horas semanais, das quais 1.152 horas (20%) correspondem a atividades teóricas e 4.608 horas (80%) a atividades práticas. Para cada ano de curso, o residente usufruirá de trinta dias de férias.

No dia 8 de fevereiro, os candidatos farão uma prova com 40 questões objetivas de múltipla escolha, composta por 30 perguntas de Conhecimentos Gerais do SUS, Políticas Públicas de Saúde e Legislação do SUS e de dez questões sobre Conhecimentos Específicos, referente à respectiva área de formação.