Polícia Civil apreende 20 armas de fogo durante ação em Rondonópolis

· 3 min de leitura
Polícia Civil apreende 20 armas de fogo durante ação em Rondonópolis
Operação conduzida pela Derf resultou no cumprimento de cinco mandados judiciais

Vinte armas de fogo foram apreendidas pela Polícia Civil, na Operação Telum, deflagrada nesta segunda-feira (2.2), no município de Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá).

A trabalho foi realizado pela Delegacia Especializada em Roubos e Furtos (Derf) do município, para cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão, dois deles em endereços no Assentamento Carimã, zona rural de Rondonópolis.


A ação resultou na prisão em flagrante de um homem, de 46 anos, pelo crime de posse ilegal de munição de uso restrito, e na apreensão de 7 revólveres, 10 armas longas e 3 pistolas, além de grande quantidade de munições e equipamentos relacionados à fabricação e recarga de munições.

Investigação

A Derf de Rondonópolis iniciou as diligências após a circulação, entre moradores do assentamento, de um vídeo que mostrava homens armados tentando intimidar a população local.


No registro divulgado, é possível observar três indivíduos portando armas de fogo, sendo duas armas longas e duas armas curtas. As denúncias apontaram ainda que os suspeitos seriam moradores da região e que costumavam transitar armados, causando temor e insegurança à comunidade.

Diante das informações e indícios apurados pela equipe, a Polícia Civil representou pelas ordens de busca e apreensão decretadas pela Justiça.


Cumprimento dos mandados

De posse das ordens judiciais os policiais civis foram até os locais. Em um dos endereços foram encontrados dois cofres dentro de um cômodo utilizado como escritório.

No interior do cofre foram encontradas diversas armas de fogo, entre pistolas, carabinas e revólveres, além de grande quantidade de munições de diferentes calibres e vários insumos utilizados para recarga.

Em outro ponto da operação, os policiais localizaram um cômodo estruturado para a recarga de munições, equipado com máquinas específicas e abastecido com insumos como pólvora, espoletas e projéteis, além de armas de fogo.

Ainda conforme investigação, esse segundo local foi onde o vídeo que deu origem à investigação teria sido gravado, em que aparece o homem preso em flagrante.

Foram apreendidos um rifle CBC 7022 de calibre 22, com carregador e mira red dot, dois revólveres Taurus de calibre 38, uma carabina calibre 44-40, uma carabina de pressão 5.5 Jade Pro, um binóculo com visão noturna, caixas contendo diversas pontas de projéteis, chumbos e outros insumos para recarga, entre outros objetos.


A Polícia Civil reforça que ações como essa são fundamentais para coibir a circulação ilegal de armas, garantir a segurança da população e preservar a ordem pública, especialmente em áreas rurais.

Operação Telum

O nome “Telum” é uma palavra de origem latina que significa “arma”, fazendo referência direta ao foco da investigação.