Prefeito inaugura 1º Centro Amar, marco para autistas e crianças neurodivergentes em Cuiabá-MT

· 3 min de leitura
Prefeito inaugura 1º Centro Amar, marco para autistas e crianças neurodivergentes em Cuiabá-MT

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, e a primeira-dama, Samantha Iris, inauguraram nesta segunda-feira (2), às 16h, o Centro Amar, o primeiro espaço público e municipal de apoio pedagógico especializado voltado ao diagnóstico e acompanhamento educacional de crianças autistas e neurodivergentes da Capital. Durante a solenidade, o prefeito fez questão de homenagear todos os vereadores presentes, destacando a importância do apoio do Legislativo para o fortalecimento das políticas públicas de inclusão no município.

Vinculado à Secretaria Municipal de Educação, o Centro Amar foi estruturado para realizar avaliações multidisciplinares no contexto educacional, com atendimento especializado e individualizado aos estudantes da rede municipal. Neste primeiro momento, o serviço será voltado às cerca de 2 mil crianças neurodivergentes matriculadas na rede pública municipal de ensino.

O espaço conta com equipe multiprofissional e salas destinadas à psicomotricidade, atendimento psicológico, fonoaudiologia, psicopedagogia e ambiente neurossensorial, além de área externa preparada para atividades pedagógicas e de desenvolvimento das crianças.

Durante a inauguração, o prefeito Abilio Brunini destacou que o Centro Amar nasce como um equipamento essencial da política educacional do município e que o modelo será expandido. “Esse é um assunto essencial dentro da educação. Muitas crianças precisam de um suporte maior para se desenvolver e acompanhar o aprendizado em sala de aula. O Centro Amar é um espaço de acolhimento, acompanhamento e desenvolvimento para essas crianças da rede municipal. E a nossa visão é clara: assim como posto de saúde, escola e creche, cada região da cidade precisa ter o seu Centro Amar”, afirmou o prefeito.

A primeira-dama Samantha Iris, que acompanhou de perto todas as etapas de implantação da unidade, ressaltou o caráter humano e transformador do projeto. “Esse espaço já estava no nosso coração há muito tempo. Ele foi pensado com muito amor para atender nossas crianças e suas famílias. Aqui é um centro de avaliação e acompanhamento pedagógico que vai fazer diferença real na vida de muitas pessoas. E este é só o primeiro. No que depender de mim, Cuiabá vai ter Centro Amar em todas as regiões”, declarou.

O secretário municipal de Educação, Amauri Monge, destacou a agilidade da gestão na entrega do equipamento e o impacto direto na educação especial. “Há menos de nove meses estivemos aqui avaliando a possibilidade de implantar esse projeto, e hoje estamos inaugurando o Centro Amar. É um espaço que vai garantir avaliação pedagógica, apoio especializado e mais qualidade no atendimento às nossas crianças atípicas. Esse é o primeiro de muitos que ainda virão”, afirmou.

Gestão fortalece políticas para crianças com autismo e deficiência

A inauguração do Centro Amar integra um conjunto mais amplo de ações da atual gestão voltadas às crianças com autismo e deficiência. No último ano, a Prefeitura de Cuiabá ampliou significativamente o número de profissionais de apoio nas unidades escolares.

O município passou de 900 cuidadoras em 2024, na gestão anterior, para mais de 2 mil profissionais em 2026, atualmente denominadas auxiliares de cuidados especiais. Além do aumento no efetivo, houve valorização salarial: em 2024, essas profissionais recebiam menos de um salário mínimo. Em 2025, o montante foi reajustado por meio de contrato terceirizado e, atualmente, a remuneração mais que dobrou, chegando a cerca de R$ 3 mil, por meio de contratação direta.

Essas medidas garantem melhores condições de trabalho às profissionais e mais qualidade no atendimento às crianças com deficiência e neurodivergências na rede municipal de ensino.

Expansão do Centro Amar e projeto da Casa do Autista

Durante a inauguração, o prefeito Abilio Brunini e a primeira-dama Samantha Iris anunciaram que a Prefeitura pretende implantar mais quatro unidades do Centro Amar até o fim deste ano, contemplando os polos Leste, Oeste, Norte e Sul da Capital, ampliando o acesso ao atendimento especializado em diferentes regiões da cidade.

Além disso, a gestão avança no projeto da Casa do Autista, que já está com o projeto executivo concluído e sede definida. A iniciativa contará com investimento de R$ 6 milhões do Governo do Estado, por meio de parceria com o município. Diferentemente do Centro Amar, a Casa do Autista será um equipamento de maior porte, com atendimento multidisciplinar integrado, envolvendo educação, saúde e outras áreas.

Com essas ações, Cuiabá consolida uma política pública inédita e estruturada de atenção às crianças autistas e neurodivergentes.