A Prefeitura de Goiânia realiza, na próxima quarta-feira (4/2), a segunda edição da Feira da Agricultura Familiar e Economia Criativa. O evento será das 11h às 16h, na Secretaria de Estado da Economia, localizada na Avenida Vereador José Monteiro, nº 2233, no Setor Nova Vila.
A feira reúne produtores rurais, cooperativas de agricultura familiar e empreendedores da economia criativa, com a venda direta de alimentos e produtos artesanais ao público. Entre os itens disponíveis estão hortifruti, queijos, doces caseiros, cachaça, artesanato e pratos preparados com produtos da roça, como a coxinha de mandioca.
De acordo com o diretor de Indústria e Agronegócio da Sedicas, Jorge Gonçalves, a proposta é aproximar quem produz de quem consome. “O principal objetivo dessa feira é a gente poder levar o produtor rural e as cooperativas de agricultura familiar direto lá da fazenda, direto de onde eles produzem, para o consumidor. Que o consumidor veja o produto fresquinho e tenha contato direto com quem está lá na roça no dia a dia”, afirma.
Além da comercialização, a feira também terá a participação de instituições parceiras que atuam na orientação e capacitação dos produtores, como Senar, Faeg e OCB.
A primeira edição da feira foi realizada no Paço Municipal e contou com a participação de mais de 60 produtores e 20 cooperativas, com cerca de R$ 60 mil em vendas em um único dia. A proposta é que a feira se torne itinerante, passando por diferentes locais da cidade.
“Estamos fazendo um mapeamento dos produtores rurais de Goiânia para enxergar esse público, entender as dores do produtor e, a partir disso, construir políticas públicas voltadas para desenvolvimento, geração de renda e emprego”, explica o diretor.
A feira será aberta ao público e funcionará durante todo o período da manhã e da tarde, com opções de alimentação no local e produtos comercializados diretamente pelos produtores.