Seduc-MT lança Especialista Padis e amplia acesso a informações do projeto em parceria com o Banco Mundial

· 2 min de leitura
Seduc-MT lança Especialista Padis e amplia acesso a informações do projeto em parceria com o Banco Mundial
Assistente digital funciona 24 horas e reforça transparência ativa para a comunidade escolar e a sociedade

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) deu mais um passo na modernização da gestão pública com o lançamento do Especialista Padis, um assistente digital inteligente criado para facilitar o acesso da sociedade às informações oficiais do Projeto Aprendizado Digital, Inclusivo e Sustentável (Padis/MT), iniciativa desenvolvida em parceria com o Banco Mundial (Bird).

A ferramenta atua como um consultor técnico disponível 24 horas, oferecendo respostas diretas e objetivas a partir da base documental do programa. Diferente de buscadores comuns, o Especialista Padis foi treinado exclusivamente com documentos do próprio projeto, como o Manual Operativo e os Planos de Gestão de Riscos Sociais e Ambientais, garantindo que o cidadão receba informações oficiais, sem interpretações ou dados externos.

O acesso é feito diretamente pelo site oficial do projeto, com linguagem simplificada para apoiar a compreensão de relatórios e materiais técnicos. 

“O Especialista Padis é mais do que uma inovação. É um instrumento de democratização da informação, que  aproxima a comunidade do que está sendo feito para fortalecer a educação pública”, afirmou o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

Um dos destaques do Especialista Padis é a sua origem. O assistente foi idealizado e desenvolvido internamente pelo Assessor de Tecnologia da Unidade de Coordenação do Programa (UCP), Benedito Ribeiro da Silva Neto, sem gerar custos adicionais. “Essa ferramenta é um compromisso com a transparência ativa”, destacou o assessor.

Com mais de 500 consultas já registradas, a novidade tem se consolidado como um canal direto de diálogo com a comunidade, permitindo o esclarecimento de dúvidas sobre temas como metas de aprendizagem para os próximos anos, formações para professores, além de outros pontos do programa.

“Ao adotar o modelo GPT-5 para fins institucionais, a Seduc reforça sua agenda de inovação: o Especialista Padis não emite opiniões e se limita a traduzir a documentação oficial em linguagem acessível, fortalecendo a governança, a ética e a responsabilidade pública”, completou Alan Porto.

Sobre o Padis-MT

O Projeto Aprendizado Digital, Inclusivo e Sustentável (Padis-MT) é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, executada pela Seduc com apoio do Banco Mundial, voltada a fortalecer práticas pedagógicas, qualificar a formação continuada de professores e aprimorar a gestão educacional,  promovendo uma educação pública mais eficiente, inclusiva e sustentável.